sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Trecho de Hoje # 02


Um trecho do conto "Os Laços de Família", do livro Laços de Família, da escritora Clarice Lispector. Minha diva, minha alma irmã... Aquela que tanto amo.

Clarice Lispector
“No meio da fumaça Catarina começou a caminhar de volta, as sobrancelhas franzidas, e nos olhos a malícia dos estrábicos. Sem a companhia da mãe, recuperara o modo firme de caminhar: sozinha era mais fácil. Alguns homens a olhavam, ela era doce, um pouco pesada de corpo. Caminhava serena, moderna nos trajes, os cabelos curtos pintados de acaju. E de tal modo haviam-se disposto as coisas que o amor doloroso pareceu a felicidade – tudo estava tão vivo e tenro ao redor, a rua suja, os velhos bondes, cascas de laranja -, a força fluía e refluía no seu coração com pesada riqueza. Estava muito bonita neste momento, tão elegante; integrada na sua época e na cidade onde nascera como se a tivesse escolhido. Nos olhos vesgos qualquer pessoa adivinharia o gosto que essa mulher tinha pelas coisas do mundo. Expiava as pessoas com insitência, procurando fixar naquelas figuras mutáveis seu prazer ainda úmido de lágrimas pela mãe. Desviou-se dos carros, conseguiu aproximar-se do ônibus burlando a fila, espiando com ironia; nada impediria que essa pequena mulher que andava rolando os quadris subisse mais um degrau misterioso nos seus dias.”

(Pag. 98 e 99 - Conto "Os Laços de Família" - livro Laços de Família - Clarice Lispector.


4 comentários:

  1. Bela postagem, adoro os textos de Clarice, volta e meia estou postando algo dela e de Fernando Pessoa, Mario Quintana ... rs
    Muito bacana o blog! Apareça no meu! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mundo literário!
      Muito feliz com a sua visita. Sim, a Clarice é fantástica!
      Retribuirei a sua visitinha sim.
      Obrigada! =D

      Excluir
  2. Ótima postagem e Clarice voltou a moda nessa era facebook neh? Pena que de forma caricata, mas pelo menos trás a curiosidade dessa nova geração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é estranho Thi, porque a maioria das pessoas nunca leram nada dela. Ficam apenas copiando e colando frases da net... algumas nem são dela. É bizarro e triste! =(
      Fico feliz que tenha gostado do trecho que escolhi. Na verdade, já li bastante coisa da Clarice no tempo da faculdade mas só tenho 3 livros dela. Espero completar toda a obra da minha amada escritora! Obrigada pela visita, Thi!!!
      Beijo grande!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...