quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Trechos Preferidos: O Leitor (Bernhard Schlink)

Sou completamente apaixonada por este livro e, certamente, ainda farei uma resenha dele por aqui. São muitos trechos que amo... O escolhido para iniciar minha apresentação sobre "O Leitor" é este:
Por que pensar naquela época me deixa tão triste? Será a saudade de uma felicidade passada? E eu fui feliz nas semanas seguintes, em que realmente estudei como um idiota, conseguindo passar de ano, e nós nos amamos como se nada mais contasse no mundo. Ou foi pelo que se soube depois, o que estava lá o tempo todo mas que só veio à luz depois?
Por quê? Será porque aquilo que foi belo se torna frágil para nós em retrospectiva, por esconder verdades sombrias? Por que a lembrança de anos felizes de casamento se estraga quando se revela que o outro tinha um amante durante todos aqueles anos? Será porque não se pode ser feliz em tal situação? Mas a pessoa era feliz! Às vezes a lembrança não é fiel à felicidade quando o fim foi doloroso. Será porque a felicidade só vale quando permanece para sempre? Será porque só pode terminar dolorosamente o que foi doloroso de modo inconsciente e invisível? Mas o que é uma dor inconsciente e invisível?[...]
Bernhard Schlink
É isso que me deixa triste? O entusiasmo e a fé que me preenchiam naquela época e retiravam da vida uma promessa que nunca e em momento algum ela poderia conter? Às vezes vejo nos rostos de crianças e adolescentes esse mesmo entusiasmo e essa mesma fé, e vejo com a mesma tristeza com que volto a pensar em mim. Será que essa tristeza é tristeza pura e simplesmente? É ela que nos acomete quando as belas lembranças tornam-se frágeis se rememoradas, porque a felicidade lembrada não vive mais da situação, mas sim de uma promessa que não foi mantida?
(Pág. 45 e 46 - Cap. 9 - 9a. edição - Editora Record - 2009)
Ah, livro encantador...
Espero que tenham gostado. Não deixem de ver o filme. É bastante fiel e as cenas são belíssimas! *-*

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...