segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Filmes: Despertar de Uma Paixão


Título Original: The Painted Veil
Duração: 125 min
Ano: 2006
Gênero: Drama, Romance
Elenco: Edward Norton, Naomi Watts ...






Oi, Pessoas!

Eu sou completamente apaixonada por este filme. Se você ainda não conhece vale a pena conferir. É um filme maravilhoso. Uma história de amor atípica, pelo menos para nós que, em pleno século XXI, não concebemos casamentos arranjados. Os nossos protagonistas Dr. Walter Fine (Edward Norton) e Kitty (Naomi Watts) se casam desta forma. Ele por estar "na idade" e ter se encantado por Kitty; ela por já ter quase 30 anos e ainda não ter se casado. O que para a sociedade da década de 1920, lhe conferia o papel de "estorvo" para a família. 

Após o casamento o que era encantamento por parte do tímido doutor, se transforma em amor devotado, quase uma idolatria. Por outro lado, Kitty que se casou apenas para livrar-se da família, continuou a viver a vida de forma egoísta e inconsequente, exigindo muito e pouco dando em troca. 

Embora o doutor tente realizar todos os seus caprichos, mesmo não sendo muito a fim de festejos sociais, Kitty nunca está satisfeita e termina por envolver-se com Charlie Townsend (Liev Schreiber) um homem casado e de pouco caráter com quem ela vive uma tórrida paixão.

O amante - Charlie Townsend

Infelizmente, Kitty não é nada discreta em seu caso amoroso e o infeliz doutor descobre a sua infidelidade. Ela pede o divórcio e ele se nega a concedê-lo a não ser que ela se case com Charlie. Mas quando ela propõe ao amante que deixe sua esposa para casar-se com ela, ele disse estar apenas se divertindo. Então, sem o divórcio e sem conceber voltar para a casa dos pais, ela resolve aceitar as condições do marido e manter o casamento. 


Mas o bom doutor está ferido e só pensa em vingar-se de Kitty. Pensando em tirar o que mais lhe alegra, o doutor decide partir para Xangai (interior da China) onde não há festas e convívio social intenso, com a desculpa de intensificar suas pesquisas e ajudar a combater uma epidemia fatal que acometia o lugar.

O lugar é de difícil acesso e possui um único vizinho. Um inglês de aspecto sujo e feio que ajuda a instalá-los no local. A casa é sem conforto e sem a menor infra-estrutura. O calor é insuportável e os mosquitos estão por toda a parte. 


Durante esse período difícil, em que mal se falam e de adaptação a uma nova realidade, sem muito o que fazer... Kitty passa a observar o marido com mais cuidado e a se dar conta do tipo de trabalho que ele realiza. De repente ela descobre a importância dele para a comunidade e a sua própria inutilidade. 

Muitas coisas acontecem... Kitty resolve trabalhar como voluntária junto à comunidade religiosa e atrai a curiosidade do marido. Aos poucos eles vão descobrindo a verdadeira face de cada um. O amor, então, vai se instalando pela admiração que passam a nutrir um pelo outro. 


Tudo isso em meio a uma revolução, uma epidemia e belíssimas paisagens. O mais legal do filme é perceber a sutileza e a delicadeza da atuação do Edward... para mim, ele está impecável. Ele tem um olhar tão triste que dá vontade de pegar e pôr no colo. Sofri muito com a dor dele... Acho estranho quando as pessoas procuram "amores loucos" ao invés de "amores tranquilos". 


Cazuza é que estava certo: 

"Eu quero a sorte de um amor tranquilo... com sabor de fruta mordida..." 

3 comentários:

  1. Adoro a Naomi Watts. Tem um filme novo com ela e Ewan McGregor no cinema, filme muito bom: "O impossível". Esse "despertar de uma paixão" ainda quero ver.
    No mais, tô adorando seu blog, Lilly. Eu não sabia que vc escrevia também sobre filmes, e que fazia isso tão bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Visita ilustre no blog!
      Ahahahaha... Aqui, no meu bloguinho, eu falo de livros, filmes, séries e coisas que me encantam. Escrever bem, já é uma gentileza sua...rsrsrsrs Confesso que quando o amor é de fato enoooooooooooorme, como no caso deste filme acima, a escrita até que sai bem legal, mas cometi o erro de soltar muitos SPOILERS sem avisar... To muito feliz com a sua visita, amiga. Volte sempre, viu? Ah, valeu pela dica do filme... Vou conferir sim... gosto dela também mas amo o Ewan!
      Beijo

      Excluir
  2. Obrigada pelo "visita ilustre". Eu tava tão atarefada antes já eu estava construindo 'aquele' meu blog, que esqueci de voltar nesta postagem, e por isso não sabia que tinha réplica nela. Bjo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...