domingo, 11 de novembro de 2012

Resenha: Persuasão - Jane Austen

Oi, Pessoas!!!


O enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. "Persuasão" é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança. (Sinopse - skoob)
O livro de hoje é o meu preferido da Jane Austen. Espero que vocês se apaixonem tanto quanto eu por essa linda história. Persuasão conta a interrompida história de amor de Anne Elliot e Frederick Wentworth.

Todo o desenrolar da história é baseado no poder de persuadir, na infelicidade de ser persuadido, e nas implicações deste ato. Existe uma significativa passagem de tempo - 8 anos - que é muito importante para que algumas atitudes e situações vividas pelos personagens sejam esclarecidas. 

Anne, Elizabeth, Mary
Sr. Elliot
Persuasão - BBC / 2007
Vou começar falando um pouco sobre o patriarca da família Elliot. O Sr. Elliot é um homem orgulhoso e prepotente, que nunca precisou trabalhar e que, após a morte da esposa, vem administrando parcamente os bens da família. Tendo dissipado quase todo o seu patrimônio. Ele teve três filhas - Elizabeth, Mary e Anne. 

As irmãs Elliot têm temperamentos bem distintos. Elizabeth é a mais velha (31 anos). Cheia de caprichos e pouca sensatez, acompanha o pai em seus delírios de grandeza. Anne, aos 27 anos, é uma moça lúcida, gentil e cordata que tenta, sem sucesso, controlar as despesas da casa. Mary é a caçula, mimada e cheia de vontades que mesmo já sendo uma mulher casada, acha que todos devem viver em função do seu bem estar. 

Anne sempre foi desprezada pelo pai cujas atenções eram todas dirigidas à Elizabeth. 

Desta forma, toda a companhia de que dispunha era de Lady Russell, amiga antiga da família, que acompanhava de perto a educação das três moças desde a morte da Sra. Elliot.

O fato é que 8 anos atrás, a ainda adolescente Anne, apaixonou-se por um rapaz de poucas posses que a propôs casamento. Sendo Anne pouco experiente, terminou por ser persuadida a recusar o pedido devido às fortes objeções de seu pai contra a posição social e financeira do Sr. Frederick Wentworth. Respeitosa e obediente Anne acatou tristemente a decisão de seu pai e de Lady Russell.

O tempo passou e o jovem casal voltou a se encontrar. Mais maduros, cientes de seus sentimentos e em condições financeiras bem diferentes. Frederick é hoje Capitão da Marinha, onde adquiriu grande fortuna. Enquanto Anne e sua família vivem com os recursos provenientes do aluguel de uma propriedade. 

O que acontecerá?
Anne e Frederick terão uma segunda chance para viver esse amor? 
Frederick se vingará?

Para aqueles que já conhecem a narrativa da Jane, não haverá surpresa no tocante às críticas sociais e à análise do papel feminino na família e sociedade. Existe uma situação que me incomoda muito nesse livro e é o fato de pressionarem tanto a Anne por ainda não ser casada e nada dizerem a sua irmã que é ainda mais velha. Isto não é estranho? Bom, eu achei. =\

Gente, o livro é maraaaaaaaaavilhoso! Vou colar aqui a opinião que escrevi no Skoob assim que terminei de ler o livro pela sexta vez... rsrsrs
"Daí você lê pela sexta vez o mesmo livro e a escrita é tão maravilhosa que mais uma vez você se emociona, mais uma vez você se encanta, mais uma vez você se entristece por chegar ao fim. Persuasão é um livro para ler e reler em diversos momentos de sua vida mas acredito ser essencial para quem ainda é adolescente. É uma excelente análise sobre escolhas e o direcionamento que elas dão em nossas vidas..." (LILLY DICINE - SKOOB)
Sem contar que o Cap. Wentworth é muitíssimo encantador! *-*



2 comentários:

  1. Resultado: após ler sua resenha, vou correndo procurar Persuasão na minha estante e ler... de novo!! Rsrsrsrsrsrs! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnnn... Obrigada, Lu!
      Feliz que você veio *-* ♥
      Beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...