quinta-feira, 23 de maio de 2013

Resenha: A Tormenta de Espadas - As Crônicas do Gelo e Fogo - Vol. 3 - George R. R. Martin



Sinopse - A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Três - George R. R. Martin
A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa? (skoob)

Oi, Pessoas!!!!

Pensem em uma pessoa totalmente sem chão. Multipliquem por "trocentos zilhões". Pronto, agora vocês tem uma remota chance de entender como estou me sentindo após ler este "m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o" terceiro volume do bom velhinho. 

Eu comprei este livro assim que terminei o volume dois, no desespero para saber o que viria a seguir. Comecei a ler no mesmo dia. Cheguei até a página 324 num pulinho. Então, pensei - Para maluca... você está sem grana para o próximo volume, então... sossega! 

Parei por alguns poucos dias. Entretanto, na noite de segunda-feira, mais ou menos às 22 horas, eu tive a infeliz ideia de pegar o livro novamente. Oh, God... Why? Acredite, minha intenção era de ler no máximo 100 páginas e quando dei por mim, o livro acabou. Eram quase 4 horas da manhã de terça-feira. E eu estava completamente catatônica. Chorei compulsivamente.

Sinceramente, não consegui assimilar muito bem tudo o que se passou no livro, é sério. Entenda... não estou falando de não entender o enredo. Estou falando de assimilar as mortes. As inúmeras e sucessivas mortes.  

O bom velhinho conseguiu me deixar em estado de choque. Sério. Nunca tinha presenciado tantas mortes. Personagens bons ou maus, não importa. Muito poucos foram poupados. Estou meio sem norte ainda. Nunca imaginei que o bom velhinho fosse desapegado de seus filhos. Sempre ouvi dizer que os autores têm dificuldades de se desvincular de um personagem mas o bom velhinho desceu a espada sem pena nem dó. Não adiantou dizer para morte - "Hoje, não."

Embora esteja chocada, catatônica, paralisada, aterrorizada, surpresa, estarrecida, desesperada e todos os demais "adas" do mundo. Só posso dizer uma coisa a respeito do livro... 
P. E. R. F. E. I. T. O! 

Não sei vocês, mas o que me faz gostar de um livro, filme ou série é a história. Se for bem feita, não importa se o final é feliz ou infeliz. O importante é que faça sentido e seja bem escrita. Tem filmes que eu simplesmente amo. Vejo e revejo um zilhão de vezes e quando o menciono, ouço alguém dizer inadvertidamente - aff, aquele filme triste? Deus me livre, perdi meu tempo! Então, se você é uma dessas pessoas, provavelmente não irá gostar deste livro e, bem provável, não gostará da série inteira de livros. Sinto muito por você. 

O bom velhinho, não "dá ponto sem nó" como se diz por aí. Tudo tem um porquê e um propósito. As mortes, mesmo que chocantes, não são descabidas. Você chora, se desespera, mas entende. Por exemplo, uma das mortes foi tão humilhante e simplória, tal e qual o personagem merecia. Confesso, que dei pulinhos de alegria com essa aí... rs Tá, isso foi meio macabro. Mas é verdade, a criatura mereceu.

Falando um pouco sobre a trama em si...
Os reinos estão em guerra e o que se pode esperar de uma guerra? Além de muitas mortes... muita artimanha, barganha, traições, vinganças e a total falta de sentido em estar nela. 

O eixo central de uma das famílias foi totalmente destruído. Nada será como antes. Reencontros nunca acontecerão. Destinos foram completamente modificados. E, por quê? Para quê?  A luta começou por uma razão que, ainda no primeiro volume, já não fazia mais sentido. Daí, vira vingança... e vingança da vingança... e de repente, nada mais faz sentido. 

Os personagens, que já são extremamente densos e muito bem escritos, estão passando por tantas provações e mudanças que é impossível não admirá-los por sua bravura em prosseguir. 

Minha admiração por Jaime Lannister aumenta livro após livro. Um dos personagens mais admiráveis ao meu ver. Sei de tudo que ele fez mas, acredite, ele é mais vítima do que algoz. 

Tyrion Lannister, também é um personagem incrível. Ele também fez coisas das quais eu não o julgava capaz. Traumas podem levar você a atitudes extremas eu suponho. Ainda estou um pouco confusa com uma determinada passagem. 

Novas casas surgiram, novos personagens. Alguns, já presentes na história, tiveram um maior destaque. Novas lutas, novos reis... É isso.

Recomendo muitíssimo a série de livros.

Tenha força... preserve seu estômago e continue... A gente sofre mas se diverte!

"- A morte não me assusta. Só o fogo. Agora veja se fica quieta, senão eu mesmo corto sua língua e poupo as irmãs silenciosas da chatice." (Sandor Clegane ) Pág. 664

P. S¹. Não coloquei aqui a minha listinha de personagens preferidos para não soltar SPOILERS sobre os falecidos ou não falecidos. ;) 

P. S². Sr. Wickham, não te perdoo por não ter me alertado quanto às mortes. Dizer que muita gente morre, não é spoiler. É preparar o coração para o que viria. I hate you! =P


4 comentários:

  1. Eu não poderia te alertar delas, não tinha como, seria injusto, vc teria que ter as mesas emoções que eu... mas em minha defesa, digo que te disse para não se apegar a ninguém... e com dois volumes pela frente, continuo dizendo isso: não se apegue... o bom velhinho realmente não tem dó de ninguém!!! xD
    PS. na morte que você citou como sendo uma das mais humilhante foi comemorada pela minha pessoa com muitas risadas e pulos (literais) de alegria... eu parecia um louco... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahahaha... Eu também comemorei. Achei fantástica a forma dele dar o troco ao infeliz e no momento exato! ;)

      Excluir
  2. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...