quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Resenha: Wake - Despertar, Vol. 1 - Lisa McMann

Wake - DespertarPara Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare  (skoob)





Oi, Pessoas!!!



Pensem num livrinho que eu amei! Li há 2 anos atrás mas sempre posterguei a resenha. Deixei-o de lado tantas vezes que até o coloquei no Compromisso Literário, um lance que inventei pra me obrigar a ler as coleções... rs. O fato é que o livro é muito legal! Li muito rapidinho. Como diz a minha mãe: "foi uma sentada só"... rs Sério. Mal sentei e acabei o livro. A narrativa é boa, entusiasma e você segue em frente. Quando menos espera... acabou! Só aconselho que comecem a ler quando já estiverem com toda a trilogia em mãos. 

Vamos lá!

O livro conta a história de Janie Hannagan. Janie tem 17 anos, é muito pobre e leva uma vida bem difícil com a sua mãe que é alcoólatra. Ela trabalha muito porque precisa se sustentar, estuda e tem a intenção de fazer uma faculdade. O problema é que ela tem um segredo - ela é, constantemente, arrastada para os sonhos ou pesadelos das pessoas que estão próximas a ela. Oi? É isso aí. Isso acontece desde seus 8 anos.  

Janie não sabe o porquê disso acontecer. Tudo o que ela sabe é que basta alguém dormir no mesmo ambiente que ela se encontra e pronto. Lá está ela dentro do sonho louco de alguém, assistindo a tudo. O pior é que ela não tem o menor controle sobre isso. Simplesmente acontece. Na escola, sempre há alguém dormindo. Alunos sonolentos é o que mais tem por lá.

Mas, como miséria pouca é bobagem, alguma coisa muda e Janie passa de mera espectadora a participante do sonho. Mas não é um sonho é um pesadelo. Um pesadelo que se repete constantemente e adivinhem só... tem um assassino psicopata que a vê observando a cena e começa a persegui-la. Ela por sua vez, tenta desesperadamente acordar e sair daquele pesadelo horrível. 

Sem poder contar com a sua mãe alcoólatra que a ignora completamente (peguei um ódio dessa mãe... aff), Janie acredita que seu segredo é uma maldição e que ela não deve contá-lo pois ninguém acreditaria e assim, ela se afasta de todo mundo. 

Cada vez ficando mais difícil de manter o seu segredo Janie se descobre sendo observada por Cabel, um rapaz misterioso, de modo "largado" que muitos na escola julgam drogado. Janie não se incomoda com a aparência dele... ela consegue ver o rapaz além do visual. Cabel também tem seus problemas mas é um rapaz muito educado e gentil que sempre trata Janie com carinho. Acho que os dois se identificaram em função de suas vidas parecidas. Daí nasce um sentimento forte que irá uni-los no decorrer da trama. 

O que eu achei mais legal no livro foi o fato dos mocinhos serem tão reais e não terem aquela vida perfeita que muitos livros YA trazem. Esses personagens são dignos de receber o nosso amoooooooor! *-*

Muitas coisas não são explicadas no livro, parece cheio de lacunas mas eu acho que é proposital, afinal é uma série. A história é encantadora e me agradou muuuuuuuuuuuuito. 

"As cicatrizes de queimaduras protuberantes como pé de moleque estão espalhadas na região do estômago e peito. Ela sente-as com a mão. Mapeia-as. Beija-as." (pág. 154)

Recomendo!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...