sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. (Skoob)

Oi, Pessoas!!!

Então, hoje vamos falar sobre o "best-seller internacional agora nas telas do cinema!" ...

Primeiro eu quero falar sobre o que me atraiu no livro. Gente, eu não tinha lido nada sobre e nem tinha pessoas se derramando de empolgação pelo livro ou pelo lançamento do filme... nada disso. Eu fui à Livraria Atlântica, aqui em minha cidade e lá estava o livro na bancada de lançamentos. Foi amor à primeira vista! Enlouqueci pela capa (já com as imagens do filme)... Depois, quando eu folheie, pirei de vez... o cheiro era incrível e a diagramação linda linda linda de viver... cheia de notas musicais... uma fofura mesmo!
Bom, livro amado = livro comprado. 

Chegando em casa comecei a lê-lo desesperadamente... mas acredite, fiquei muito decepcionada... O livro é tão arrastado... li correndo até à página 90 na tentativa desesperada de que o livro ficasse melhor... mas ainda o achava arrastado... então, dei uma pausa infinita de milhares de dias e, hoje, finalmente venho falar sobre... 

Vamos lá!

O livro conta a história de Mia, uma adolescente de 17 anos, que toca violoncelo (sua grande paixão), tem um namorado músico e vive em uma família feliz composta por pai, mãe e seu irmãozinho Teddy de 8 anos. 

Durante uma saída para um passeio comum, a família se vê envolvida em um terrível acidente que mudará a vida de todos para sempre. Toda a narrativa é feita sob a óptica de Mia e tem a duração de um dia - começando as 7h02min e terminando às 07h16min. 

Diante de tudo o que aconteceu, Mia se vê em um dilema entre partir (cedendo à pressão de seu corpo cansado pela dor) ou ficar (cedendo aos anseios de seus familiares e amigos). 

Enquanto decide o que fazer, Mia vai nos apresentando sua família e amigos... Algumas histórias são interessantes. Sua família é muito comum mas também muito cheia de amor, embora eu tenha sentido a escrita rasa em relação a isso. Tanto que não consegui chorar nos momentos que deveriam ser mais tocantes... 

Achei válidas as partes com os avós, gostei do Adam mas achei meio forçada aquela amiga Kim... rs... Achei que o Teddy é um menino encantador e os pais dela são divertidos e amorosos. 

Particularmente, gostei muito da Mia... ela não é uma adolescente problemática e cheia de dilemas sem sentidos. É tranquila e decidida, além de muito apaixonada pela música...  

O livro faz maravilhosas referências musicais e até menciona o livro Charlotte's Web... Também gostei muito de duas cenas do livro. Uma entre ela e o avô, outra entre ela e a mãe. 

O que será que Mia decidiu? Leia e confira... mas aqui entre nós, não compre. Leia emprestado... se gostar, compre. 

"Dormir seria muito bem-vindo. Um cobertor preto e quente que apagaria tudo. Dormir, mas não sonhar.Já ouvi falar sobre o sono dos mortos. Será que a morte é assim?A melhor, mais quente e mais pesada soneca? Se for assim, acho que não me importaria. Se morrer for assim, não ligaria nem um pouco." - Mia, página 148

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...