terça-feira, 8 de setembro de 2015

Filme: O Leitor

O Leitor - Poster / Capa / Cartaz - Oficial 2Título Original: The Reader


Ano: 2008

Duração: 124 min

Direção: Stephen Daldry

Gênero: Drama, Romance

Elenco: Kate Winslet, David Kross, Ralph Fiennes, Bruno Ganz e mais...






Oi, Pessoas!!!


O filme de hoje é de 2008 e eu simplesmente amo! Se você ainda não viu, precisa ver. É tão maravilhoso e especial que rendeu à diva Kate Winslet um Oscar de melhor atriz e um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante no ano de 2009. Já vi e revi trocentas vezes mas sempre me encanta. 

O filme conta a história de Michael e Hanna Schmitz. Michael é um estudante de 15 anos que, no ano de 1958, adoeceu e passou mal na entrada do prédio em que Hanna residia. Ela o socorreu e o acompanhou até sua casa. Após se recuperar, ele foi procurá-la para agradecer e descobriu-se apaixonado. 


Hanna era cobradora de bonde e pelo menos 15 anos mais velha que Michael mas isso não impediu que a afeição crescesse e os dois passaram a se ver com regularidade. Nesses encontros, eles se unem através da leitura. Vários clássicos são mencionados e, eu mesma comprei um livro indicado porque fiquei muito curiosa em conhecer a história lida com tanta empolgação... "A Dama do Cachorrinho". 


Essa não é uma história de amor comum. Existe muita dor, sofrimento e mágoa. Os personagens são muito intensos e reflexivos e aquela alegria jovial de Michael se perde ao longo da história. Hanna é forte e sofrida mas absurdamente sensível. No decorrer de toda a história vemos Michael lendo para Hanna as obras literárias de grandes escritores e nesses momentos ela se encontra totalmente encantada, sorvendo cada palavra lida... inúmeras vezes ela chora e sorri copiosamente. 


O passado de Hanna não é abordado mas é possível perceber que ela traz um segredo consigo... um fardo que a impede de ser mais aberta ao mundo. Por outro lado, vemos um Michael sempre doce e gentil, empenhado em agradar, vivendo o seu primeiro amor com uma mulher difícil mas da qual ele não consegue se desprender... acho que Michael sabe que, do jeito dela, ela também o ama. Às vezes, a vida obriga pessoas sensíveis a serem mais fortes do que podem suportar. 



"Somente uma coisa pode fazer uma alma completa e essa coisa é o amor."


De repente, algo acontece e toda a história muda... os personagens se misturam com a história real da guerra vivida pela Alemanha e vamos descobrir como os dois se encaixaram nesse momento. 

Todas as vezes que vejo esse filme, eu penso porquê é tão difícil para nós admitirmos nossas fraquezas e assumirmos quem somos perante os que nos cercam? Tanto sofrimento seria evitado se não tivéssemos vergonha do que "os outros vão pensar" de nós... Mas isso não é uma tolice? Quem vive nossas vidas se não nós mesmos? Quem arcará com nossas escolhas além de nós mesmos? Eu tenho um apreço absurdo por esses dois personagens e lhe garanto que você precisa conhecê-los. A forma de amar de Michael é ímpar...  


Daqui em diante, não conto mais... apenas recomendo... vejam ao filme. Saibam que o filme é 100% fiel ao livro. Se joguem nessa linda história... O que foi feito do menino Michael? Que destino teve Hanna? Os dois voltaram a se encontrar? Ficaram juntos? Conseguiram superar seus medos e mágoas? 

É um filme para se ter na videoteca é sério... ver e rever. As atuações são espetaculares o jovem Michael e o Michael adulto são igualmente divinos... dá pra segurar nas mãos seus sentimentos e a Kate... OMG! Ela fez uma Hanna impossível de não amar e odiar por sua postura cheia de retidão e não sei explicar... é uma ignorância simplória... é incrível! Sem contar que a fotografia é maravilhosa e digo sem medo de estar sendo leviana, que o filme é melhor que o livro... não que tenha conteúdo diferente mas as atuações e a fotografia incrementaram a história, tornando-a ainda melhor. Mesmo fato que ocorre com Perfume - A História de um Assassino. 




4 comentários:

  1. Singular. O filme e o livro se completam. Dar face/rostos aos personagens. Ver o "velho" michael sabendo das reflexões, medo, culpa e ressentimento que o assolam, só o torna mais completo. Tenho pena do "novo" michael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... também tenho pena do novo Michael. Como ficar indiferente a tanta tristeza no olhar e inaptidão para prosseguir? Desconhecido obrigada por comentar.
      😙

      Excluir
  2. Excelente filme. Nos leva a uma protunda reflexão sobre os sentimentos humanos. O amor puro do jovem Michael, a culpa dele adulto. A angústia carregada por toda vida. Sinto uma pena de Michael e de Hanna. Aliás, da pra sentir tantas coisas vendo esse filme. Uma obra prima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mari! Muito obrigada por sua visita. Fico feliz de te ver por aqui. Volte sempre!!!😍😙😙😙😙

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...