quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Resenha: A Lei da Fazenda - Laura Zigman


Oi, Pessoas!!!

Hoje falarei sobre um livro maravilhoso - A Lei da Fazenda. É, eu sei... o título é horrendo! Concordo contigo e devo dizer que só comprei porque vi o filme antes e me apaixonei perdidamente pela história. Assumo também, que comprei o filme, vi e revi trocentas vezes, até que, um dia, prestando atenção aos créditos li: "Based on Laura Zigman's novel Animal Husbandry"... Daí, eu disse: "O quê?" "Como eu nunca soube disso?" Pirei, né? E comprei, é claro! Foi uma saga mas encontrei um único exemplar no Mercado Livre... Ele chegou lindo e em perfeito estado... Bem, tão lindo quanto se pode esperar visto que a capa é isso aí que vocês estão vendo. Sério... onde a editora estava com a cabeça? A capa é muito feia e naaaaaaaaaaada atrativa. Talvez, alguém que esteja cursando veterinária ou agronomia se interesse mas acho que é só... hahaha... Maaaaaaaas, vamos ao que interessa...

Então, pessoas... o livro é simplesmente incrível. Se você, assim como eu, já viu ao filme, mantenha a sua mente aberta, pois, mesmo sendo absurdamente fiel ao livro, o filme tomou para si, algumas licenças poéticas e acrescentou a história da irmã da Jane que não existe no livro e mais uma coisinha que não vou citar porque seria um spoiler daqueles que eu odeeeeeeeeeeeeeeio! Maaaaaaaaas, acredite, vale muito a pena conferir o livro. 

O livro conta a história de Jane Goodall, uma produtora de tv na casa dos 30 que acaba de passar por uma desilusão amorosa devastadora. O mundo é cruel mas Jane não está só. Em paralelo, acompanhamos a história de sua melhor amiga, Joan que trabalha na revista masculina Men's Times, seu melhor amigo David, que é gay e trabalha como fotografo, além de seu colega de trabalho - Eddie Alden que também é produtor no programa de tv The Diane Roberts Show. Eddie é um mulherengo de aspecto rude na casa dos 35.

O fato é que Jane se apaixona por Ray quando ele vem trabalhar com ela no programa da Diane. Ray é charmoso e lindo! Embora Ray tenha uma namorada de 6 anos, ele desfia um rosário de lamentações acerca do seu relacionamento para Jane que acredita. Quem não acreditaria? Por que ele inventaria tudo aquilo? Com que propósito doentio? E por que ele diria que a ama e pediria para morar com ele? Por quê, se tudo fosse mentira?  Simples... porque ele é homem. Homens fazem esse tipo de coisa e isso é bizarro para nós... acho que nunca entenderemos. 

Como Ray, após 3 meses de relacionamento, começou a "sumir", Jane sem ter onde morar, aceitou dividir o apartamento com Eddie um galinha contumaz. De coração partido, Jane assim como todas nós já fizemos, tenta encontrar uma justificativa para o que aconteceu. A partir de então, começa a observar seus amigos e seus relacionamentos, escrevendo várias anotações em inúmeros diários. Tornou-se uma ávida leitora de filósofos, sociólogos e teóricos do comportamento humano. Até que um dia, lendo o The New York Times, encontrou uma matéria que falava sobre o comportamento dos touros nas fazendas e ficou chocada. O artigo dizia que um touro, após acasalar com uma vaca, perdia o interesse nela, jamais voltando a tocá-la novamente. E que o fazendeiro era obrigado a lhe trazer sempre uma "vaca nova" para garantir a continuidade do rebando. Oi? Era isso. Estava explicado. Os homens agiam como touros e as mulheres só seriam interessantes enquanto fossem "vacas novas"... Hahahaha... 

A partir daí, a historia toma rumo... um rumo inesperado, que foge ao controle de Jane mas que vai nos divertir muito. A Teoria da Vaca Nova se forma e o processo nos rende boas risadas e muitas reflexões simmmmmmmmmm. Quem nunca passou por um relacionamento que parecia o céu e de repente acabou nos deixando perdidos? Quem nunca quis dar um jeito de justificar o porquê disso ter acontecido? Quem nunca? Pois é.



Lembram de Glenn Close, em Atração Fatal? Hahaha  O livro faz referências desse tipo o tempo inteiro... uma delícia! 

A história é cheia de comentários divertidos e sobre comportamentos masculinos e femininos. Impossível não se identificar. Laura escreve sua história, intercalando vários trechos de livros famosos sobre comportamento humano e animal. É bem interessante, parece uma dissertação de Mestrado ou um TCC, muito bem embasado. Eu amei e acho que você vai amar. Não li em lugar algum que o livro seja baseado na vida dela, mas tenho certeza que há muito de sua própria experiência por aqui... não tem como não ter. O livro é muito nós. Leia, leia. Você vai amar e vai se divertir porém, mais uma vez, tenha a mente aberta. 

Ah, não deixe de conferir o que eu achei do filme aqui. Resumindo, leia o livro, assista ao filme e se apaixone por ambos. Meu livro está todo marcado e separei vários trechos para colocar aqui no blog. 

P. S Não coloquei a sinopse do livro do Skoob porque está tooooooosca mas, se você quiser conferir este é o link

P. S Esse é o link para a matéria do New York Times sobre o lançamento do livro na época 1998.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...